Sabinópolis é o lugar perfeito para expressões culturais, religiosas, aromas e sabores culinários de Minas Gerais. Então, comece o seu dia com um tour pela cidade na Praça Monsenhor Amantino, visitando a Igreja Matriz São Sebastião construída em 1820. No entorno há o Grupo Escolar Sabino Barroso com características arquitetônicas de períodos variados com predominância dos estilos colonial e eclético, além do Sobrado Barroso, prédio de imensa relevância para a história da cidade, construído em meados do século XVII.
O centro da cidade abriga outras edificações centenárias e patrimônios culturais que tem uma intrínseca relação com a história da cidade. Nas proximidades, não deixe de conhecer a igrejinha de Nossa Senhora do Rosário, construída por negros escravizados no final do século XIX em devoção à Maria, que se tornou um marco histórico e arquitetônico da cidade e o Mirante Imperial. Nas lojas centrais ou na Feira dos Artesãos e Agricultores Familia, aproveita para fazer compras de cachaças, queijos, doces, quitandas e artesanatos.
A culinária sabinopolense pode ser apreciada nos diversos estabelecimentos, mais especificamente nas Padarias Muriqui a Rua Doutor Joaquim de Pinho, nº 81, onde o visitante pode ainda adquirir souvenir da cidade e na Quitanda Caseira, na Praça da Independência, nº 52, ambas no centro da cidade. E se você for visitar a cidade em agosto prestigie a festa de Nossa Senhora do Rosário. Há barraquinhas, leilão, shows e o famoso cortejo do Reinado, com desfiles do Rei e da Rainha acompanhados dos grupos folclóricos da cidade: Marujos, Caboclos, boi de balaio, bonecão e banda de música e congados vizinhos. Vale a pena curtir a festa!
Indicamos outras opções de passeio na área rural com experiências incríveis. Vale a pena conhecer a Cachoeira Alegre, localizada em propriedade privada, com acesso gratuito, local utilizado para camping, pesca e caminhada. Na mesma região, a Queijaria Santana, na fazenda Turvo Grande, na comunidade Barro Amarelo. E também, outra dica, é a Queijaria JC Siqueira, no córrego do Cedro. Ambas podem ser visitadas após agendamento com os proprietários. E, outra dica, imperdível é visitar o distrito de Quilombo na Comunidade Quilombola Barra do Zé Barroso, um lugar cheio de história e beleza natural e protegido como Patrimônio Histórico Municipal.
A visita pode se estender até a fábrica do famoso queijo Quilombo, reconhecido mundialmente por suas premiações, inclusive vencedor em Tour na França. Produzido na fazenda Serra do Quilombo, o visitante terá acesso a um bate papo com o produtor Ivacy e ainda apreciar as belezas naturais da bela fazenda, podendo inclusive se refrescar na cachoeirinha da propriedade. Passando pelo distrito de Quilombo o visitante pode apreciar as especialidades de uma comunidade histórica que foi refúgio de escravizados fugitivos, oriundos da extração de ouro do Serro, passear pela Trilha do Cruzeiro, onde poderá contemplar a natureza, observar vidas silvestres e avistar a planície e os picos mais conhecidos da região.
O passeio pode ser concluído na Comunidade Quilombola Santa Bárbara, onde é possível experimentar a vida cotidiana dos quilombolas, aprender sobre sua cultura e história e, ao mesmo tempo, apoiar o desenvolvimento econômico sustentável da comunidade e vivenciar a preparação e degustação de pratos tradicionais quilombolas, como o Frango do Bico Atrás, permitindo uma imersão completa na culinária local, além de testemunhar apresentações de dança, música e rituais religiosos.
As visitas devem ser agendadas com os proprietários. Impossível resistir a uma boa cachaça e a um saboroso prato com os temperos das Minas Gerais. A cidade é centenária e está na Estrada Real, nas proximidades do Caminho dos Diamantes. Vem vivenciar a mineiridade em Sabinóplis.
Mais informações: (33) 99813-3581
A IGR Trilhas do Rio Doce possui um plano de marketing para o desenvolvimento do Programa Promoção Turística. Com uma gestão de marketing de conteúdo e de mídias sociais com foco no marketing digital desenvolve peças publicitárias, alimenta o site institucional e as redes sociais da Instituição com assessoria de uma empresa de marketing.
A IGR Trilhas do Rio Doce busca junto a seus municípios associados a instalação de placas e portais em toda a região turística de abrangência do território, auxiliando-os na elaboração de projetos de Sinalização Turística conforme as orientações técnicas e respeitando as normas estabelecidas pelo Guia Brasileiro de Sinalização Turística.
Com o programa Trilhando Roteiros Turísticos a IGR Trilhas do Rio Doce auxilia na formatação de roteiros regionalizados com os municípios associados e receptivos locais. Há três rotas com segmentação turística diferenciada para atender o turista que aprecia a religiosidade, cultura e natureza.
O Trilhando Capacitação Turística é um programa da IGR Trilhas do Rio Doce que oferta palestras, cursos e oficinas, planejadas e pedagogicamente estruturadas para obtenção de resultados efetivos no desenvolvimento do setor turístico do município. Os cursos são ofertados gratuitamente a seus associados, com certificado aos participantes, ministrados por uma profissional da área de Turismo com aulas teóricas e práticas presenciais ou on-line. Os cursos são ofertados durante o decorrer do ano. O programa é sempre um sucesso, possibilitando alinhar conhecimento, perspectivas, qualificação e autoestima do participante evidenciando a importância da qualificação profissional para o turismo.
A IGR Trilhas do Rio Doce tem um plano de marketing com ações estratégias de comunicação e promoção, coordenado e integrado. Para resultados mais efetivos oferta uma assessoria de marketing digital aos municípios associados na utilização de ferramentas para a promoção dos produtos turísticos nas redes sociais.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo no qual reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor em cada região turística do país. A IGR Trilhas do Rio Doce orienta e acompanha os municípios associados na inserção da documentação no Mapa de Turismo do Brasil via Ministério do Turismo.
O Inventário Turístico – INVITUR é uma ferramenta de levantamento da oferta turística no município, destinado a subsidiar a formulação de uma Política Pública de Turismo, ao mapear atrativos, serviços e produtos turísticos, equipamentos de lazer e entretenimentos, transporte, comércio e outras categorias afins. A IGR Trilhas do Rio Doce auxilia os gestores municipais através de oficinas de capacitação para o preenchimento dos formulários visando a inserção das informações no portal www.minasgerais.com.br.
O ICMS Turismo é um recurso do Governo de Minas Gerais para municípios circuitados auxiliando no fomento do turismo local. Neste sentido, a IGR Trilhas do Rio Doce tem um Programa Trilhando Fortalecimento dos Associados que auxilia os gestores municipais a cumprirem os critérios exigidos para pleitear o recurso ministrando oficinas de capacitação para a inserção das informações e documentos em uma plataforma própria.
A IGR Trilhas do Rio Doce presta assessoria aos municípios associados na elaboração de projetos de Leis Municipais do Turismo visando regulamentar a Política Municipal de Turismo, com definições das ações de planejamento e desenvolvimento do setor, bem como as atividades da cadeia produtiva do setor, do Conselho Municipal de Turismo, do Fundo Municipal de Turismo e outras Leis afins.
A IGR Trilhas do Rio Doce presta assessoria aos municípios associados na elaboração de um Plano Municipal do Turismo, ferramenta indispensável na execução das políticas públicas de turismo e no desenvolvimento da atividade turística, com ações, metas, estratégias, prazos de execução, marketing e outros elementos que contextualizam o enriquecimento de um plano turístico e sustentável.