A cidade conta com pousadas e hotéis confortáveis que atendem a diferentes preferências e orçamentos, garantindo uma estadia agradável para todos os tipos de turistas. Os visitantes podem desfrutar de pratos típicos da gastronomia mineira e de peças artesanais que refletem a cultura local.
Tour pelo centro urbano - 1 hora e 30 min
A cidade é plana e muito arborizada, favorecendo um passeio pelo centro. Como sugestão, vá primeiramente ao Centro de Informações Turísticas - GVCit, que funciona na Av. Minas Gerais, no 66 lj 04. O local fica aberto das 8h às 20h todos os dias e é uma ótima opção para descobrir o que a cidade tem a oferecer. Lá, você encontra opções de rotas turisticas: Rotas Culturais Urbanas, Rotas Gastronômicas, Rota da Ibituruna e Rotas Rurais.
No entorno, você já pode começar seu tour pelo Deck Viva Valadares, situado na Praça Vereador Mario Rocha, onde se pode apreciar o Rio Doce, o Pico da Ibituruna, a Ilha dos Araújos e a área de pouso dos pilotos de voo livre. Nesta caminhada, visite o museu da cidade, que fica próximo à Praça dos Pioneiros e funciona na Rua Prudente de Morais, no 711.
O museu está aberto durante a semana das 8h às 18h e no sábado das 8h às 12h. Há diversos cafés e sorveterias para se refrescar na Avenida Minas Gerais até a Praça Serra Lima.
A noite a sugestão é conhecer o espaço da Queijaria Ribeiro Fiorentini e saborear um vinho e queijos localizada na Rua Sá Carvalho, no 93 no centro da cidade ou visitar o bairro Ilha dos Araújos com diversos opções de bares e restaurantes
A vista é singular e de tirar o fôlego. Para chegar ao topo do pico, há uma linha de ônibus especial que tem partida no deck Viva Valadares em dois horários: de segunda a quinta, a saída é às 14h, com retorno às 17h; de sexta a domingo e nos feriados, 8h 30min e 14h com retorno do pico às 12h e às 17h. No Pico, há pousadas, restaurantes, a charmosa Casa do Papai Noel, aberta nos finais de semana e feriados.
E, se você gosta de aventura e adrenalina, agende um voo duplo de paraglider sobrevoando a cidade com um visual incrível. A cidade é conhecida como a Capital Mundial do Voo Livre e tem diversos profissionais que realizam o voo duplo decolando da Ibituruna. Além disso, há profissionais que oferecem experiências de rapel, canoagem, caminhadas e outros esportes na natureza. Mais informações no GVcit.
Outra opção é conhecer o Parque Natural Municipal Dona Sinhá, local de observação de fauna e flora, com inúmeros pássaros, mirantes e trilhas ecológicas, localizado na Rua Altíno Marques, no 1.936 no bairro Elvamar, funciona de terça a domingo das 11h às 18h. O ônibus regular 07 da Mobi, leva até a porta do parque em horários distintos.
Uma opção é conhecer o Ateliê de Cerâmica do premiado internacionalmente Sebastião Pimenta. Ele é o único no Brasil que realiza a técnica de pintura tradicional chinesa e desenvolveu um método de criação de cristais naturais nas peças.
O ateliê funciona na Rua 24, no 352 no bairro Santo Dumont I, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e no sábado das 8h às 12h.
Check out no hotel e embarque na estação ferroviária por volta das 13h 30 min (vindo de Belo Horizonte) para outro destino da Rota do Trem Trilhos e Trilhas.
A IGR Trilhas do Rio Doce possui um plano de marketing para o desenvolvimento do Programa Promoção Turística. Com uma gestão de marketing de conteúdo e de mídias sociais com foco no marketing digital desenvolve peças publicitárias, alimenta o site institucional e as redes sociais da Instituição com assessoria de uma empresa de marketing.
A IGR Trilhas do Rio Doce busca junto a seus municípios associados a instalação de placas e portais em toda a região turística de abrangência do território, auxiliando-os na elaboração de projetos de Sinalização Turística conforme as orientações técnicas e respeitando as normas estabelecidas pelo Guia Brasileiro de Sinalização Turística.
Com o programa Trilhando Roteiros Turísticos a IGR Trilhas do Rio Doce auxilia na formatação de roteiros regionalizados com os municípios associados e receptivos locais. Há três rotas com segmentação turística diferenciada para atender o turista que aprecia a religiosidade, cultura e natureza.
O Trilhando Capacitação Turística é um programa da IGR Trilhas do Rio Doce que oferta palestras, cursos e oficinas, planejadas e pedagogicamente estruturadas para obtenção de resultados efetivos no desenvolvimento do setor turístico do município. Os cursos são ofertados gratuitamente a seus associados, com certificado aos participantes, ministrados por uma profissional da área de Turismo com aulas teóricas e práticas presenciais ou on-line. Os cursos são ofertados durante o decorrer do ano. O programa é sempre um sucesso, possibilitando alinhar conhecimento, perspectivas, qualificação e autoestima do participante evidenciando a importância da qualificação profissional para o turismo.
A IGR Trilhas do Rio Doce tem um plano de marketing com ações estratégias de comunicação e promoção, coordenado e integrado. Para resultados mais efetivos oferta uma assessoria de marketing digital aos municípios associados na utilização de ferramentas para a promoção dos produtos turísticos nas redes sociais.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo no qual reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor em cada região turística do país. A IGR Trilhas do Rio Doce orienta e acompanha os municípios associados na inserção da documentação no Mapa de Turismo do Brasil via Ministério do Turismo.
O Inventário Turístico – INVITUR é uma ferramenta de levantamento da oferta turística no município, destinado a subsidiar a formulação de uma Política Pública de Turismo, ao mapear atrativos, serviços e produtos turísticos, equipamentos de lazer e entretenimentos, transporte, comércio e outras categorias afins. A IGR Trilhas do Rio Doce auxilia os gestores municipais através de oficinas de capacitação para o preenchimento dos formulários visando a inserção das informações no portal www.minasgerais.com.br.
O ICMS Turismo é um recurso do Governo de Minas Gerais para municípios circuitados auxiliando no fomento do turismo local. Neste sentido, a IGR Trilhas do Rio Doce tem um Programa Trilhando Fortalecimento dos Associados que auxilia os gestores municipais a cumprirem os critérios exigidos para pleitear o recurso ministrando oficinas de capacitação para a inserção das informações e documentos em uma plataforma própria.
A IGR Trilhas do Rio Doce presta assessoria aos municípios associados na elaboração de projetos de Leis Municipais do Turismo visando regulamentar a Política Municipal de Turismo, com definições das ações de planejamento e desenvolvimento do setor, bem como as atividades da cadeia produtiva do setor, do Conselho Municipal de Turismo, do Fundo Municipal de Turismo e outras Leis afins.
A IGR Trilhas do Rio Doce presta assessoria aos municípios associados na elaboração de um Plano Municipal do Turismo, ferramenta indispensável na execução das políticas públicas de turismo e no desenvolvimento da atividade turística, com ações, metas, estratégias, prazos de execução, marketing e outros elementos que contextualizam o enriquecimento de um plano turístico e sustentável.