orçamentos, garantindo uma estadia agradável para todos os tipos de turistas. Os visitantes podem
desfrutar de pratos típicos da gastronomia mineira e de peças artesanais que refletem a cultura e
tradição. Aproveite a tarde livre para adquirir diversos produtos. locais
Comece seu roteiro, bem cedo pela manhã, com muita disposição, partindo para o sítio Recanto da Padre Ângelo e o Complexo da Regina, para conhecer várias cachoeiras e trilhas. A região é uma referência histórica com a chegada dos bandeirantes em 1693 e local de batalhas entre índios. É também de extrema importância para o bioma da Mata Atlântica, sendo considerada pelo Conselho Nacional de Pesquisas Florestais como o extremo norte da mata de Araucárias no Brasil e patrimônio biológico, rico em espécies endêmicas de orquídeas e bromélias.
Sugestão de visita 4 horas
Depois do almoço visite a Rampa da Bela e o sítio Vovó Nenela, local de educação ambiental, observação de passáros e trilhas. Fim da tarde retorno para o hotel com noite livre. Ambos locais com visita agendadas.
Sugestão de visita 3 horas.
Após o café da manhã há opções de visita ao laticínio DIMINAS para conhecer o processo de produção de queijos e compras dos produtos ou a fábrica de Café Caneca para vivenciar a produção, armazenamento e empacotamento do produto e compras de diversos tipos de cafés. As visitas devem ser agendadas.
Além de vivenciar a riqueza da área rural de Conselheiro Pena curtindo um roteiro de trilhas e cachoeiras há bons motivos para permanecer na cidade e realizar um tour conhecendo os casarões históricos de estilo eclético, que refletem a influência de imigrantes portugueses e retratam o auge do período comercial.
Durante o passeio, há outras visitas que são saborosas e fazem parte da gastronomia local. Conheça os licores e mel da Battestim, o café Padre Ângelo, doces Frutos da Terra e Só Goiaba, as geleias artesanais da Juli Empório e a cerveja artesanal Pioneira. Produtos encontrados no comércio local.
Check out no hotel e embarque na estação ferroviária por volta das 10h (vindo de Vitória) para outro destino da Rota do Trem Trilhos e Trilhas.
A IGR Trilhas do Rio Doce possui um plano de marketing para o desenvolvimento do Programa Promoção Turística. Com uma gestão de marketing de conteúdo e de mídias sociais com foco no marketing digital desenvolve peças publicitárias, alimenta o site institucional e as redes sociais da Instituição com assessoria de uma empresa de marketing.
A IGR Trilhas do Rio Doce busca junto a seus municípios associados a instalação de placas e portais em toda a região turística de abrangência do território, auxiliando-os na elaboração de projetos de Sinalização Turística conforme as orientações técnicas e respeitando as normas estabelecidas pelo Guia Brasileiro de Sinalização Turística.
Com o programa Trilhando Roteiros Turísticos a IGR Trilhas do Rio Doce auxilia na formatação de roteiros regionalizados com os municípios associados e receptivos locais. Há três rotas com segmentação turística diferenciada para atender o turista que aprecia a religiosidade, cultura e natureza.
O Trilhando Capacitação Turística é um programa da IGR Trilhas do Rio Doce que oferta palestras, cursos e oficinas, planejadas e pedagogicamente estruturadas para obtenção de resultados efetivos no desenvolvimento do setor turístico do município. Os cursos são ofertados gratuitamente a seus associados, com certificado aos participantes, ministrados por uma profissional da área de Turismo com aulas teóricas e práticas presenciais ou on-line. Os cursos são ofertados durante o decorrer do ano. O programa é sempre um sucesso, possibilitando alinhar conhecimento, perspectivas, qualificação e autoestima do participante evidenciando a importância da qualificação profissional para o turismo.
A IGR Trilhas do Rio Doce tem um plano de marketing com ações estratégias de comunicação e promoção, coordenado e integrado. Para resultados mais efetivos oferta uma assessoria de marketing digital aos municípios associados na utilização de ferramentas para a promoção dos produtos turísticos nas redes sociais.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo no qual reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e ações para promoção do setor em cada região turística do país. A IGR Trilhas do Rio Doce orienta e acompanha os municípios associados na inserção da documentação no Mapa de Turismo do Brasil via Ministério do Turismo.
O Inventário Turístico – INVITUR é uma ferramenta de levantamento da oferta turística no município, destinado a subsidiar a formulação de uma Política Pública de Turismo, ao mapear atrativos, serviços e produtos turísticos, equipamentos de lazer e entretenimentos, transporte, comércio e outras categorias afins. A IGR Trilhas do Rio Doce auxilia os gestores municipais através de oficinas de capacitação para o preenchimento dos formulários visando a inserção das informações no portal www.minasgerais.com.br.
O ICMS Turismo é um recurso do Governo de Minas Gerais para municípios circuitados auxiliando no fomento do turismo local. Neste sentido, a IGR Trilhas do Rio Doce tem um Programa Trilhando Fortalecimento dos Associados que auxilia os gestores municipais a cumprirem os critérios exigidos para pleitear o recurso ministrando oficinas de capacitação para a inserção das informações e documentos em uma plataforma própria.
A IGR Trilhas do Rio Doce presta assessoria aos municípios associados na elaboração de projetos de Leis Municipais do Turismo visando regulamentar a Política Municipal de Turismo, com definições das ações de planejamento e desenvolvimento do setor, bem como as atividades da cadeia produtiva do setor, do Conselho Municipal de Turismo, do Fundo Municipal de Turismo e outras Leis afins.
A IGR Trilhas do Rio Doce presta assessoria aos municípios associados na elaboração de um Plano Municipal do Turismo, ferramenta indispensável na execução das políticas públicas de turismo e no desenvolvimento da atividade turística, com ações, metas, estratégias, prazos de execução, marketing e outros elementos que contextualizam o enriquecimento de um plano turístico e sustentável.